Formandos  


Organizar uma formatura não é tarefa fácil. O objetivo da Empresa organizadora deve ser de proporcionar o melhor evento possível para todos os formandos, gastando o mínimo possível.

Os formandos devem procurar uma empresa que os ajudem a realizar eventos paralelos desde a assinatura do contrato até a formatura, tais como: festas, chopadas, churrascos, bingos, prêmios para sorteios, shows, etc, sendo que são os formandos que devem decidir a forma de arrecadação dos fundos.

Dependendo do curso, os formandos devem buscar uma organização em torno de 3 anos antes da formatura, visando uma maior facilidade, na escolha do dia para realização do evento e maior prazo para pagamento da formatura, independente de outras ajudas que naturalmente a empresa irá oferecer.

A Comissão:

O segredo para o sucesso de uma boa formatura está em uma boa comissão de formatura, que deve ser composta por integrantes com caráter de liderança, insistentes e que tenham bom relacionamento interpessoal. Ela representará o que a turma deseja, exercendo assim suas funções em nome de todos os formandos. A comissão é uma organização estruturada em presidente, vice-presidente, secretário, tesoureiro, e eventos.

Integrantes

Uma comissão deve possuir vários integrantes, cada um com sua função, entre elas:

  • Presidente: Toma decisões gerais, transmite as decisões para os formandos. Em suma, coordena todas as ações da comissão;
  • Vice Presidente: Na falta do presidente, este assume seu cargo;
  • Tesoureiro: No mínimo dois. São eles que irão cobrar mensalidades, fazer o demonstrativo de gastos e ganhos e definir valores;
  • Secretário: Registrará as decisões tomadas em reuniões para que sempre haja prova das mesmas;
  • Eventos: Integrantes que organizarão festas, eventos, rifas, etc, a fim de arrecadar fundos.

Uma vez definido quem serão os integrantes da comissão, deve-se estabelecer as regras gerais da comissão, sendo todas redigidas em um documento chamado Estatuto.

Este documento aborda os principais aspectos para uma comissão de formatura, podendo ser editado a fim de atender a necessidades especificas de sua formatura.

Solicite a DECOR EVENTOS um demonstrativo do Estatuto

A Comissão de Formatura é a responsável pela escolha da data e local do Cerimonial de Formatura. Feito isso, o Protocolo do Cerimonial de Formatura será feito pela empresa organizadora.

O protocolo acadêmico garantirá as pessoas presentes na mesa solene, sendo elas: O vice-reitor, o diretor, o patrono e o paraninfo. O patrono é alguém com destaque no corpo científico da área dos formandos, sendo alguém com bastante notoriedade e conhecimento. A escolha é feita por votação. Já o paraninfo é um professor ou profissional da área com carisma e que possua a afeição e prestígio dos formandos. É também escolhido pelo voto.

O cerimonial também inclui a prestação de homenagens às pessoas que a merecem. Estas conquistaram o carinho e reconhecimento dos alunos. Pode ser um professor, um coordenador, diretor ou qualquer funcionário dentro da instituição ou ligada diretamente a ela.

Durante a cerimônia, a palavra deve ser dada ao presidente de mesa, ao patrono ao paraninfo, ao orador da turma, ao juramentista e às outras pessoas importantes e de representatividade no ritual da formatura.

Assim, o orador da turma, ou seja, a pessoa que discursará sobre as impressões e memórias ao longo do curso, é escolhido pela turma. Seu papel é de grande importância, por isso deve ser escolhido com carinho.

Por fim, o juramentista lerá o juramento, recebendo a imposição do grau pela mesa diretora, de forma a representar todos os formandos no dia do Cerimonial.

O anel de formatura é formado pelo ouro, o símbolo do curso nas laterais e uma pedra referente ao mesmo no centro. Os emblemas e as cores das pedras são definidos pela graduação de formatura. As principais pedras dos cursos são a ametista, água marinha, ônix, granada, esmeralda, opala, safira azul, rubi e turmalinas verde e rosa.

O anel de formatura serve para o formando se lembrar, que agora ele está entre os graduados, devendo agir sempre de forma ética, para que seu reconhecimento seja merecido.

Veja alguns exemplos:

Curso: Administração de Empresa. A pedra e cor do anel é uma Safira Azul;

  • Curso: Direito.A pedra e cor do anel é um Rubi;
  • Curso: Comunicação Social e Publicidade. A pedra e cor do anel é uma Safira Azul.;
  • Curso: Enfermagem. A pedra e cor do anel é uma Esmeralda;
  • Curso: Engenharia de Produção. A pedra e cor do anel é uma Safira Azul;
  • Curso: Engenheiro Civil. A pedra e cor do anel é uma Safira Azul;
  • Curso: Farmácia. A pedra e cor do anel é uma Granada;
  • Curso: Fisioterapia. A pedra e cor do anel é uma Esmeralda;
  • Curso: Fonoaudiólogo. A pedra e cor do anel é uma Esmeralda;
  • Curso: Jornalismo. A pedra e cor do anel é um Rubi;
  • Curso: Letras. A pedra e cor do anel é uma Ametista;
  • Curso: Medicina. A pedra e cor do anel é uma Esmeralda;
  • Curso: Odontologia. A pedra e cor do anel é uma Granada;
  • Curso: Pedagogia. A pedra e cor do anel é uma Safira Azul;
  • Curso: Psicologia. A pedra e cor do anel é uma Safira Azul;
  • Curso: Relações Públicas. A pedra e cor do anel é uma Safira Azul;
  • Curso: Secretariado. A pedra e cor do anel é uma Turmalina Rosa;
  • Curso: Turismo. A pedra e cor do anel é uma Safira Azul;
entre outros.

O convite da formatura é a primeira prova concreta da solenidade de colação de grau, portanto, uma peça fundamental na organização desta, sendo da responsabilidade da comissão de formatura.

É a partir do estilo do convite que os convidados terão a primeira impressão de como será a colação de grau; portanto, o convite também deve estar em harmonia com o curso, seus ensinamentos, à instituição ou aos valores dos formandos.

Na escolha dos convites, lembre-se de que todo clássico é chique, eterno, e não corre o risco de cair no mau gosto; por isso, cuidado com modismos.

Escolha uma empresa em que o trabalho seja feito com seriedade, preço acessível e material de qualidade, afinal de contas, o convite será entregue para pais, familiares, amigos e colegas de trabalho, assim precisa ter uma boa apresentação.

A beca é o traje oficial dos formandos na colação de grau. Ela é composta por um manto que cobre todo o corpo, uma faixa abdominal, que representa a cor do curso do formando, cordão, babado e o capelo como acompanhamento.

1.Quais os benefícios de se fazer um baile de formatura em grupo ?

O benefício principal seria a minimização dos custos, ao tempo que sem a participação dos colegas do curso, a festa se tornaria mais dispendiosa, portanto o primeiro passo é definir a quantidade de pessoas e a disponibilidade financeira, para que se possa projetar o baile de formatura no local e estilo escolhido pelos formandos.

O baile de formatura é o momento mais esperado pelos formandos, logo desfrutar de todo o glamour por ele esperado, em grupo, a confraternização com sua família e convidados se torna ainda mais inesquecível.

2. Qual a orientação que os formandos devem ter na busca de uma empresa de organização de Formatura ?

Procurar uma organização empresarial onde seus administradores, sejam competentes, experientes e que tenham credibilidade no mercado e trabalhem com profissionalismo e transparência, e no seu escopo de planejamento, haja sempre espaço para novas idéias.

Buscar uma organização que não tenha problemas no mercado, que tenha idoneidade moral, financeira e comercial, e que esteja dentro das exigências legais pertinentes, quanto ao atendimento principalmente do CC/2002.

Fazer uma pré-qualificação do grupo empresarial, visando a apresentação de propostas, verificando inicialmente a regularidade jurídica fiscal, estando assim, todas niveladas quanto aos parâmetros de habilitação.

3. Qual o diferencial que uma organizadora deve ter no mercado ?

O principal diferencial é que os formandos se sintam à vontade, participando de tudo, discutindo todos os detalhes, junto com a equipe responsável, buscando a personalização do evento.